domingo, 4 de março de 2012

Lições Sobre os 7 Conceitos Cruciais da Psicanálise (J. D. Násio)

Como o próprio título do livro já nos diz - e, para quem já o teve em mãos, a orelha da edição à qual a foto aqui ao lado pertence - este é um livro que tenta, de maneira minuciosa, explicar a fundo o significado daquelas "palavrinhas" que até já entraram no uso linguageiro popular, repetidas a mais das vezes exaustivamente também por alguns psicólogos, mas que não apreendem seus fundamentos.

Afinal de contas, a obra de Freud foi escrita ao longo de mais de uma dezena de anos, muitos dos termos sendo re-visitados, modificados, atualizados conforme o amadurecimento tanto da teoria, do fundador, e do acréscimo das idéias dos seus seguidores.

Pois bem, os 7 conceitos cruciais, segundo Násio e consenso entre vários outros ilustres psicanalistas, seriam: castração, foraclusão, narcisismo, falo, supereu, identificação e sublimação. Cada um dos conceitos é trabalhado em três etapas (o que me pareceu bem significativo, tendo em vista a forma triangular da estruturação neurótica): texto de base explicativo, citações das obras de Freud e Lacan, e a bibliografia principal, para consulta, ligada ao conceito - e, acredite, você vai precisar.

 Apesar de ser considerado um livro básico, que deveria ser acessível tanto ao profissional que precisa atualizar-se constantemente, quanto ao leigo que deseja uma incursão por este campo do conhecimento, alguns termos são bem difíceis de ser compreendidos se você nunca deu uma "passada de olhos" por outras obras. Há conceitos que beiram ao absurdo inclusive.

Justamente por isso não me deterei a fazer qualquer tipo de análise a respeito do conteúdo teórico expresso no livro - não me sinto capaz de desenvolver um trabalho tal  - mas faço minhas as palavras de Liliane Zolty, que escreve a apresentação do livro:

"Sabemos como, desde a obra de Freud, os conceitos psicanalíticos têm resistido às definições demasiadamente estritas e têm sido carregados de significações múltiplas e até contraditórias. Como então encontrar para cada um desses sua significação mais exata? (...) um conceito psicanalítico  recebe tantos sentidos quantos são suas pertenças a contextos diferentes; esta é a razão de podermos afirmar que, em psicanálise, toda definição conceitual é, definitivamente, uma definição contextual".

Ou seja, o conceito não é fechado em si, mas depende de sua articulação com o próprio sujeito de onde este é criado/dito/elaborado por aquele que escuta e formula a teoria a partir deste espaço único que se cria a partir do encontro das subjetividades do analista/psicólogo e analisando/paciente. 

E este é justamente o mérito da obra de Násio: conseguir, de forma didática, mas sem perder de vista o rigor metodológico, esquematizar os Conceitos fundamentais da obra de Freud, a fim de que alguns de seus enunciados tornem-se mais apreensíveis. Lógico que não basta ler este livro e sair por aí acreditando-se um "expert" em psicanálise. Também não basta  lê-lo apenas uma vez. Já perdi a conta de quantas vezes revisitei suas páginas e aprendi conteúdos novos das mesmas impressas palavras. Até por que, a elas agora encontra-se atrelada uma prática de horas e mais horas de escuta na clínica.

Por último, vale ressaltar que o sentido das enunciações desta e todas as obras de Násio tem forte influência da escola Lacaniana, sendo o autor um seguidor, e que há nuances no entendimento de alguns destes conceitos conforme os autores que os visite e explique. Mesmo assim, nenhum deles explicando-as de forma ao mesmo tempo rigorosa e clara de Násio - estando aí o principal mérito do autor. Para quem se interesse pelo campo da psicanálise, obra magnífica. Aos profissionais que por esta linha se orientam, obrigatória. 


11 comentários:

  1. Adorei o blog! Estou torcendo para ganhar os 12 marcadores!!!

    ResponderExcluir
  2. PRECISO do marcador da biografia da Katy Perry!

    ResponderExcluir
  3. PRECISO do marcador da biografia da Katy Perry! ;D

    ResponderExcluir
  4. Sou estudante de Psicologia e adorei o blog!!
    Vc não tem feed, pra acompanhar as postagens?
    Beijão!!

    ResponderExcluir
  5. Oi! Obrigada pelos comentários.

    Sou meio "novata", vou ver isso do feed

    abraços!

    ResponderExcluir
  6. Olá! Estou seguindo e torcendo para ganhar os marcadores! Seu blog é ótimo. Eu não sou da área, mas meu melhor amigo acabou de entrar pra Psicologia...vou indicar seu blog. Abraços.

    ResponderExcluir
  7. O blog esta muito bom.. Parabens! Ah, e estou na torcida pra ganhar os 12 marcadores ;D

    ResponderExcluir
  8. Oiee! O blog ta muitoo legal! Ah, to participando da promoção dos marcadores! Torcendo* Beijoss *-*

    ResponderExcluir