sábado, 30 de junho de 2012

Resenha: "Psicanálise em perguntas e respostas, verdades mitos e tabus" (David Zimerman)

O campo da área "psi" - e, em particular, da psicanálise - é excessivamente amplo, o que muitas vezes abre espaço para o desenvolvimento de muitos mitos, tabus, crenças e preconceitos. Por muitos ainda considerado espaço destinado a criaturas aberrantes, desequilibradas, "loucas", muitos deixam de se beneficiar de um atendimento e acompanhamento por esse clima de quase misticismo que ainda ronda este campo de saber.

Aliados a isso, estão as grandes indústrias cinematográficas, que reforçam o estereótipo do divã em que o paciente (apesar de o termo correto ser analisando) fica deitado, enquanto o analista ficaria sentado, apenas escutando. Além disso, há tantos termos psicanalíticos que se popularizaram, mas sem que seu significado fosse de fato apreendido, o que faz com que diversas pessoas tenham uma visão distorcida e equivocada do que seria a teoria.

É neste contexto que surge o livro do proeminente psicanalista David Zimerman, que tem como proposta tentar elucidar algumas destas questões de uma maneira prática:  um livro de perguntas e respostas a respeito da psicanálise, que se propõem a ser didático, porém consistente, a fim de dirimir algumas das principais dúvidas relacionadas a este campo do saber.

Outro fator que teve um peso especial na minha decisão de publicar Psicanálise em perguntas e respostas foi o propósito de atingir três objetivos: um é o fato inconteste de que também os leitores pertencentes a psicanálise, desde os iniciantes até os mais veteranos, se beneficiam com uma leitura que os leve diretamente a uma resposta científica imediata acerca de certas questões que versam sobre generalidades, teoria, técnica e prática da psicanálise (...) Uma segunda razão é que, por se tratar de uma ciência abstrata, ainda existe muita nebulosidade entre o que é realmente verdadeiro e o que esta impregnado com inúmeras crenças, crendices, falsas verdades, preconceitos e, inclusive, vários tabus (...) Uma terceira motivação para a divulgação deste livro prende-se ao fato de que o público intelectualmente mais sofisticado e diferenciado, nas mais diversas áreas humanísticas, vem demonstrando um crescente interesse pelos conhecimentos ligados ao mundo do inconsciente e pela psicanálise aplicada.

Após uma breve introdução, o livro subdivide-se em nove partes, cada uma delas referidas a um tema ou assunto central em torno do qual são feitas as perguntas: Por que se formam tantas polêmicas, controvérsias, mitos, e existem tantos tabus, acerca da psicanálise e do psicanalistas? Existe a possibilidade de se fazer um tratamento psicanalítico por telefone ou por e-mail? O que é, de fato, a psicanálise? Em que consiste o tão falado "complexo de Édipo"?

Ao todo, são 546 perguntas instigantes relacionadas à psicanálise, seu surgimento, e sua interlocução entre teoria e prática. O texto pode ser lido tanto de forma progressiva, como aleatoriamente, sem que por isso se perca o fio do raciocínio e se entenda menos as explicações fornecidas por Zimerman a cada uma das indagações.

Apesar de o livro ser bastante didático e ter como um dos objetivos ser dirigido para aqueles que não possuem uma formação analítica, ou encontram-se na formação de base, alguns termos são bem complexos, sendo difíceis se apreender se não há um conhecimento prévio a respeito do que versa o conteúdo. Mesmo assim, Zimerman consegue expor de uma maneira simples, mas não superficial, questões extremamente pertinentes a respeito desta área do conhecimento humano. Recomendo.

15 comentários:

  1. Realmente deve ser muito esclarecedor e merecedor dos combatentes dos preconceitos quanto a psicanálise!

    Muito boa resenha
    sds

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito de psicologia em geral, e gostei muito da resenha, vou procurar mais do livro. Obrigada pela indicação!

    ResponderExcluir
  3. Sou da área da saúde,curso Odontologia e por coincidência fiz uma cadeira de Psicologia semestre passado,admito que é bem curioso vc poder tentar entender o 'EU' de uma pessoa! Em meio a blogs de livros,fiquei feliz de encontrar um blog com assuntos que eu gosto bastante em relação a 'psiqué

    ResponderExcluir
  4. Psicanálise, adooooroo! Sempre tive muita vontade de cursar Psicologia, penso em cursar depois de cursar Fisio, que se Deus quiser, entro ano que vem, rs. Essa área me deixa muito interessada, e o livro parece ser muito bom, espero ter a oportunidade de lê-lo um dia :D

    ResponderExcluir
  5. Um livro didático sobre Psicanálise? Deve ser muito interessante!
    Acabei de conhecer o Blog e por sinal, este é cheio de conhecimento.

    ResponderExcluir
  6. Estou seguindo o blog,estou adorando pois tenho psicologia na faculdade.Beijos!!

    ResponderExcluir
  7. a psicanálise realmente nos leva a pensar um pouco mais em tudo.

    ESTOU SEGUINDO E PARTICIPANDO DA PROMOÇÃO 150 SEGUIDORES!

    ResponderExcluir
  8. Estou em dúvida sobre qual carreira seguir e o blog está me ajudando a decidir!
    Obrigada

    ResponderExcluir
  9. Tinha até um interesse pela psicanálise, mas depois que li ''A Elegância do Ouriço'', fiquei meio na dúvida de um dia seguir essa profissão. Pretendo ler mais livros como esse pra ter uma visão melhor sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  10. Foi uma pena ter uma unica disciplina de psicologia, na minha grade, tinhamos sempre discussões muito boas.

    ResponderExcluir
  11. Onde posso achar este livro? Em todo o lugar que procuro ele está em falta! Por favor responda. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kakak infelizmente não sei lhe dizer onde poderia encontrar, se ja procurou nas grandes livrarias, quem sabe no livronauta ou no A traça? abraços

      Excluir
  12. Onde posso achar este livro? Em todo o lugar que procuro ele está em falta! Por favor responda. Obrigada!

    ResponderExcluir